Fechar× Telefone: (61) 3215-5632 ou Fax: 3215-2632

Encontro reuniu bancada mineira federal e governador na tarde desta segunda-feira

 O deputado federal Luis Tibé (PTdoB) e os demais parlamentares da bancada mineira federal reuniram-se com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, durante a tarde desta segunda-feira (6/3), para reivindicar que os recursos da Lei Kandir retornem para o Estado e para os municípios mineiros. No encontro, foi elaborada uma carta para ser levada ao presidente Michel Temer.

A Lei Kandir foi criada em 1996 e isentou as importações de impostos estaduais. O estado de Minas Gerais, grande exportador de café e minério de ferro, por exemplo, deixou de receber o ICMS desses produtos e, os municípios que recebem 25% do imposto, também deixaram de arrecadar. A União seria a responsável por ressarcir os estados pelas perdas, a justiça constatou que os valores ressarcidos estão abaixo do esperado. Por ano, Minas Gerais deixa de arrecadar de R$ 2 a 4 bilhões de ICMS e a União ressarci um montante próximo aos 300 milhões.

Tibé diz que a reunião para discutir as pautas de Minas Gerais representa um esforço conjunto da bancada em prol do Estado. “Estamos somando forças em favor de Minas e seus municípios. Por isso, como segunda maior bancada do país viemos buscar uma solução para resolver, definitivamente, o problema de endividamento do Estado, fazendo a compensação da dívida do estado junto à união com os recursos devidos ao estado pela união referentes a Lei Kandir! Estamos pensando primeiro nos mineiros, na economia e buscando saídas para sanar a crise fiscal e continuar gerando riqueza, independente das ideologias partidárias", explicou.


Crédito/Foto: Manoel Marques. 

Compartilhe: